Bolsista do NEAT ministra oficina no IFPR – Ivaiporã

Jean Guerino, nosso bolsista ligado ao Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos PPCPO, que também é responsável pela criação do conteúdo digital do NEAT, recebeu um convite da Profª Drª Gisele Fernanda Mouro para ministrar uma oficina sob o tema “Introdução ao fotojornalismo para mídias digitais”.

A oficina foi ofertada para os alunos do ensino médio que também cursam o Técnico em Agroecologia do IFPR – Campus Ivaiporã onde a Profª Drª Gisele é coordenadora do Núcleo de Estudos de Agroecologia do Vale do Ivaí (NEA Vale do Ivaí) e já vinha acompanhando nossos trabalhos do NEAT Digital(mídias digitais e redes sociais). O curso abrangeu de forma minuciosa os componentes de câmeras analógicas e digitais tal como técnicas básicas e artísticas de enquadramento e por fim, uma breve atividade prática realizada pelo campus da instituição onde os alunos puderam experimentar, muitos pela primeira vez, fazer registros fotográficos com uma câmera profissional e aplicar os conhecimentos ministrados.

“A arte da fotografia vai muito além do enquadramento e do simples registro, é poder mostrar a sua perspectiva e sentimento sobre determinado assunto; para registrar boas imagens, nem sempre é necessário que se tenha um equipamento profissional, as vezes, só é preciso ter uma visão diferente do mundo”; comenta Jean.

“O convite para ministrar a oficina é para mim uma demonstração de que o trabalho realizado pelo NEAT Digital está sendo muito bem recebido pelo público. Há alguns meses em uma conversa casual fora do expediente, comentei com o coordenador do NEAT que é uma pena que todo esse trabalho que nossa equipe realiza, não seja amplamente divulgado e a partir de um brainstorm surgiu a ideia de criarmos o projeto NEAT Digital, que inclui os recursos de mídias digitais e o fomento de nossas ações através das redes sociais. Posteriormente, através de participações nas reuniões da Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia – REPAGRO, Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos – PPCPO (estadual) e agora na participação da reunião da chamada 81 do CNPq / MDA / MPA / MAPA / MCTI / MEC , ficou muito evidenciado a necessidade da criação da TV NEAT (projeto já proposto para 2016), que será uma vitrine de nossas ações e consequentemente, da UENP para o mundo além de disseminar nosso conhecimento e ações agroecológicas”; complementa Jean.

O NEAT tem uma parceria com o IFPR – Campus Ivaiporã para o fortalecimento da agroecologia e intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições.

IMG_1913red 23042247306_4c34ee6c6f_z 23068023125_f900e994e7_z 22811621910_abe874c59e_z

Clique aqui  para acessar as fotos registradas pelos alunos durante a oficina.